Autor Tópico: RESOLVIDO!! Vazamento no câmbio, atrás da polia  (Lida 1417 vezes)

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
RESOLVIDO!! Vazamento no câmbio, atrás da polia
« Online: Janeiro 06, 2017, 02:53:51 am »
Salve! Preciso de ajuda. Como já havia dito em outro tópico, minha FXD Evo 1995 apresenta vazamento crônico atrás da primária, e ao desmontar percebi que o óleo vinha de trás da polia. Retirei a polia e constatei ser ali o vazamento. Troquei o retentor do rolamento do câmbio + um o-ring perfil quadrado que vai dentro do retentor. Interessante é que aparentemente o vazamento parou, contudo, ao remover o espaçador que tem ali, vaza muito, como se o espaçador é que tivesse fazendo a retenção. Pergunta: normal isso ou poderia ser o rolamento fudido?? Falo do rolamento porque é única peça ali que não troquei. Aguardo vossas ajudas, porque estou com a moto desmontada ocupando espaço danado na garagem... Obrigado! [legal] [blush]
« Última modificação: Junho 19, 2017, 12:13:15 pm por Alonso »

"Quatro rodas movem o corpo. Duas rodas movem a alma"

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
Re:SOCORRO!! Vazamento no câmbio, atrás da polia
« Resposta #1 Online: Janeiro 06, 2017, 08:49:30 am »
Fui conferir hoje pela manhã, e continua vazando... [mellow] [:'(]

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #2 Online: Janeiro 06, 2017, 09:09:41 am »
Bom dia,

São dois retentores ali um grande do rolamento Item 18 do link abaixo:

http://partsfinder.onlinemicrofiche.com/ronnies/showmodel.asp?Type=13&make=hdmc&a=209&b=17&c=0&d=1995%20FXD%20SUPER%20GLIDE%AE%20(GH)%20TRANSMISSION%20HOUSING%20W/%20PAN

e o retentor menor do eixo item 5 do link abaixo.

http://partsfinder.onlinemicrofiche.com/ronnies/showmodel.asp?Type=13&make=hdmc&a=209&b=17&c=0&d=1995%20FXD%20SUPER%20GLIDE%AE%20(GH)%20TRANSMISSION%20HOUSING%20W/%20PAN

E ainda tem o retentor traseiro da tampa da primária que veda em cima da peça 6 do link acima. O retentor é este  item 17  do link abaixo

Vale conferir também se não esta vazando pelo retentor do arranque item 18 do link acima.

Se não trocou o retentor do rolamento grande sugiro trocar. Na verdade o correto seria trocar o retentor grande, o pequeno , o do arranque e o do rolamento da primária.

Abc
Fatboy lo - 2012 - Power Vision - Belinácia
Scooter Honda Tact DX50 1982 ( Raro Exemplar)
Road King Police EVO 1997 -
RJ

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #3 Online: Janeiro 06, 2017, 11:03:56 am »
Oi Alex63. Então, eu substitui o retentor da carcaça interna da primaria, o retentor do rolamento (item 20 na primeira imagem) e o anel de borracha com perfil quadrado (item 19) que fica entre o eixo e esse retentor grande. Os retentores do motor de arranque e do shifter estão sem vazamentos. Observem a primeira foto, antes de trocar o retentor e o o-ring, o vazamento é "discreto", mas notem como passa a escorrer muito oleo quando retiro o espaçador (item 21), que na imagem estou segurando com os dedos.
Após substituir os itens 19 e 20, aparentemente parou de vazar, mas horas depois observei que voltou a porcaria do vazamento! Dá a impressão que o espaçador é que retem parte do oleo, porque ao remove-lo, escorre grande quantidade, que parecia estar sendo represada entre o rolamento/retentor/espaçador, daí a minha duvida com relação ao rolamento. Poderia ser ele o vilão que está permitindo a passagem ou não segurando esse oleo?
Ou a vedação é completada quando este afastador é apertado contra o rolamento??

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #4 Online: Janeiro 06, 2017, 04:07:17 pm »
Alonso,

A vedação é feita pelo ítens 19 & 20 somente. Será que você não danificou o retentor 20 ou 19 ao montar ??  Outra coisa existe uma bucha ali ( item 21)  , será que a mesma não esta gasta ? Pela foto o vazamento é grande .  Ela tem de estar em bom estado sem valas ou riscos.  E precisa estar completamente assentada para poder encostar no retentor para poder vedar. Se você puxa ela vai vazar mesmo !!

Abc
« Última modificação: Janeiro 06, 2017, 04:10:30 pm por Alex63 »
RJ

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #5 Online: Janeiro 06, 2017, 09:02:56 pm »
Essa bucha (item 21) é o afastador ao qual me referi, e pelo jeito ele faz parte da vedação, né? E qto às peças, foram posicionadas com muito cuidado, com certeza danificaram. Eu recoloquei o pinhão e sorteio com a mão mesmo, e parece que está vedando bem... Vou esperar para checar amanhã cedo e ver vai valer o risco de remontar tudo. Obrigado Alex! Vou dando o feedback conforme eu for observando a situação aqui. [legal]

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #6 Online: Janeiro 06, 2017, 09:08:15 pm »
Sim,

ele faz parte do conjunto de vedação! Outra coisa seu óleo de caixa esta muito preto que óleo estas usando???

Sendo uma EVO na caixa só vai 760ml!!!!! Mais do que isso pode levar a ter vazamentos.

abc
RJ

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #7 Online: Janeiro 06, 2017, 10:49:16 pm »
A cor escura é por vida do Molykote! E a qtde de óleo não foi mais que isso não. Coloquei por volta de 750ml, até ficar próximo da marca superior da vareta de medição

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #8 Online: Janeiro 06, 2017, 10:50:13 pm »
*por vida= por causa

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #9 Online: Janeiro 07, 2017, 08:02:52 am »
Alonso,

de uma olhada neste video, mais ou menos entre 8 e 9 minutos de video ele fala em remover aquela bucha grande que vc segura na foto e entre ela e o eixo tem um o-ring que eu não vejo na lista de peças , mais no video esta claro que existe. Porém são dois tipos de transmissões umas podem ter e outras não veja no video em 39 minutos.

https://youtu.be/wv9FzI6MTKg

acredito que falte este ítem de número 19 do link abaixo.

http://partsfinder.onlinemicrofiche.com/ronnies/showmodel.asp?Type=13&make=hdmc&a=209&b=16&c=0&d=1995%20FXD%20SUPER%20GLIDE%AE%20(GH)%20TRANSMISSION%20HOUSING%20ASSEMBLY

abc
« Última modificação: Janeiro 07, 2017, 08:35:22 am por Alex63 »
RJ

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #10 Online: Janeiro 07, 2017, 08:37:20 am »
Alex, esse o-ring que ele retira no vídeo, é o item 19 do esquema, é o o-ring "quadrado". Troquei-o tbm. Inclusive, imagino que este oring deva funcionar (vedar) quando pressionado pelo espaçador/bucha, contra o rolamento, quando o pinhão é fixado [???] Ainda não pude ir conferir como está a situação dela que coloquei o pinhão e dei um leve aperto...

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #11 Online: Janeiro 10, 2017, 02:04:39 pm »
Salve! Pois é, com a moto parada tudo estava lindo, sequinho, sem sinal de óleo. Conferi tudo, inspecionei, olhei de novo e resolvi montar. Montei tudo, com torque adequado e todas recomendações do Service Manual. Hoje fui dar uma volta, 40km, numa boa, e quando fui conferir, adivinhem?? Melando mais do que já estava!! [bravo] Cheguei, drenei a caixa de câmbio, tinha 710mL de óleo, aproximadamente, que é a qtde indicada para o Evo 1340 cinco marchas. Coloquei então 475mL de óleo, que ficou na marca inferior da vareta de medida. Logo mais vou trabalhar com ela e veremos o que vai dar. Não tenho esperanças que isso resolverá o problema, não... [mellow]

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #12 Online: Janeiro 10, 2017, 05:10:34 pm »
Cara,

Vai com calma pois tem alguma coisa que você esta deixando passar.

Você esta localizado onde ??

Abc

Salve! Pois é, com a moto parada tudo estava lindo, sequinho, sem sinal de óleo. Conferi tudo, inspecionei, olhei de novo e resolvi montar. Montei tudo, com torque adequado e todas recomendações do Service Manual. Hoje fui dar uma volta, 40km, numa boa, e quando fui conferir, adivinhem?? Melando mais do que já estava!! [bravo] Cheguei, drenei a caixa de câmbio, tinha 710mL de óleo, aproximadamente, que é a qtde indicada para o Evo 1340 cinco marchas. Coloquei então 475mL de óleo, que ficou na marca inferior da vareta de medida. Logo mais vou trabalhar com ela e veremos o que vai dar. Não tenho esperanças que isso resolverá o problema, não... [mellow]
RJ

Offline Alonso

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #13 Online: Janeiro 10, 2017, 07:07:04 pm »
Fala Alex! Estou em Santo André-SP

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #14 Online: Janeiro 12, 2017, 05:08:48 pm »
Putz,

Se fosse do RJ eu te ajudaria.

Abc

Fala Alex! Estou em Santo André-SP
RJ

Forum Harley

« Resposta #14 Online: Janeiro 12, 2017, 05:08:48 pm »