Harley > Informação Técnica

Calibragem dos pneus

<< < (2/5) > >>

Paulinho Henn:
Calibragem de pneus sempre com o pneu frio, na duvida se ja estiver rodando pode usar a pressão nominal, mas depois conferir com o pneu frio.

essas 2 libras a menos é meio dificil de saber o quanto os pneus vão espandir, e o quanto aumentará.

a unica maneira de deixar a pressão mais estavel é utilizando nitrogenio, mas sumiu dos postos de gasolina...

Russo_cwb:
Ae Kamerad:

Só existem duas situações para rodar com os pneus da moto com calibragem abaixo da especificada (em torno de umas 6 lbs a menos) :
- rodar na areia fofa (o que não é o coisa que se faça com uma moto custom, eheheh);
- rodar na chuva.

No mais, deve-se seguir o que consta no manual, atentando para o fato de que quando se roda com garupa deve-se usar 4 lbs A MAIS no pneu traseiro.
 Exemplos:

Fat Boy 2005:
seco, só o piloto - 36D e 36T
seco, piloto e garupa - 36D e 40T
chuva, só o piloto - 30D e30T
chuva, piloto e garupa - 30D e 34T

FX 2005:
seco, só o piloto - 30D e 36T
seco, piloto e garupa - 30D e 40T
chuva, só o piloto - 24D e 30T
chuva, piloto e garupa - 24D e 34T

Resumindo a regra básica é: com chuva menos 6 lbs em ambos os pneus e com garupa mais 4 lbs no pneu traseiro.

Alex - Pr:
O que consta no manual é a calibragem prá rodar na condição ideal das pistas lá do 1º mundo [wink]. Mas aqui no 3º mundo, com os buracos das nossas vias, uso e recomendo baixar umas 5 libras na calibragem. A moto fica mais macia, o desgaste não é tão maior e a roda (ou os raios) agradecem. [beer]

Medaina:
de fato, calibrei exatamente como manda o manual e fui rodar lá por Cunha mas rodei por um asfalto ruim e cheio de irregularidades a RK ficou trepidando demais, tive que ir a 10 por hora, alias HD detestam asfalto ruim.
Agora não sabia que com chuva é bom reduzir a calibragem em 6 lbs

Russo_cwb:
Eu, particularmente, discordo desse negócio de diminuir a calibragem dos pneus para rodar em asfalto ruim.

Na minha modesta opinião, asfalto ruim requer, antes de mais nada, suspensões mais macias, ou seja, regulagem mais soft nos amortecedores traseiros e um óleo um pouco mais leve nas bengalas dianteiras.

E por que eu penso assim?
Simples! Baixar a calibragem do pneu só vai mascarar o fato que as suspensões estão duras demais e as consequências serão o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes das suspensões.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa