Autor Tópico: 883R - Dúvidas básicas sobre pneu furado  (Lida 3192 vezes)

Offline Pepeu

• Hero Biker
Re:883R - Dúvidas básicas sobre pneu furado
« Resposta #15 Online: Setembro 04, 2013, 11:27:52 pm »
Por isso que falei lá em cima que o principal é saber desmontar a roda você mesmo. Mesmo que você não vá fazer o serviço, poderá instruir o borracheiro em como fazê-lo.

Vejam o que aconteceu comigo.
Nunca tinha mexido no pneu da minha moto, que tenho há apenas 1 ano. Mês passado, num rolê até o encontro de Queluz/SP, notei que o pneu tinha baixado um pouco de um dia para o outro. Quando fomos olhar, notamos um prego enfiado no pneu traseiro. Como tinha um borracheiro bem em frente ao hotel, lá fui eu me aventurar... [blush]
Como a roda traseira da FX é fechada como a da Fat Boy, concluí que o pneu era sem câmara e bastava um macarrão pra eu meter o pé pra casa e fazer o reparo definitivo. [mad]
Quando o borracheiro olhou a roda, disse que o pneu era com câmara, porque tinha uma porca no bico...fiquei vendido...
O cara queria desmontar a porra toda pra consertar...pirei... [angry]disse que de jeito nenhum...aí ele começou a fazer terror dizendo que se o prego pegasse numa pedra ia estourar a câmara e tal...e eu disse que era problema meu, que ia embora pro Rio assim mesmo, mas ele não ia desmontar nada. Calibrei o pneu e pé na estrada.
Na segunda levei a moto em um amigo borracheiro que tem uma igual a minha. Contei o que tinha acontecido e ele já foi logo falando que o pneu era sem câmara mesmo. Desmontou tudo, o que dá um trabalho do cacete, porque tem que soltar a pinça de freio e retirar o suporte do freio traseiro que é preso no eixo da roda, senão a roda não sai. [punk] [punk]
O bico da HD tem porca mesmo, como se fosse uma câmara e era ele quem estava vazando e tinha que ser trocado. O prego tinha entrado de lado e não furou o pneu.
Se eu tivesse deixado o borracheiro desmontar a roda eu tava naquele lugar até hoje....
CAPACETE ABERTO É LIXO...JOGUE FORA E COMPRE UM DECENTE.

FXST 2007 - Black Angel
Guidão Drag Bar
Retrovisores Bar End
Syssybar Customizado
Filtro Esportivo KN
Escape Vance Hines Shortshots Stagered
Comando Avançado
Redline assombrando geral

Offline jaques

• Biker
« Resposta #16 Online: Setembro 05, 2013, 08:10:16 am »
A vacina não entope os bicos porque ela permanece na consistência pastosa, não "seca" dentro do pneu. Quando calibrar, o jato de ar que entra abre tudo pela frente.

Quanto a danificar o pneu, caso ocorra, não se preocupe você vai gastá-lo bem antes disso e terá que trocar de qquer modo.
Jaques
XT660Z - Teneré
MT-01 - 2008
Porto Alegre - RS

Offline b0fh

• Hero Biker
« Resposta #17 Online: Setembro 05, 2013, 09:04:24 am »
pode botar essa vacina sem medo. na 883 eu nem coloquei pq o pneu eh tubeless, então é muito difícil esvaziar rápido com furo. já furou trocentas vezes, sempre percebo que ele tá com pouca pressão, levo em qualquer borracheiro peba, arrancam o prego, mete um macarrão e enche, sem nem tirar a roda da moto. fica 100%.

na dyna com roda raiada e câmara o buraco é mais embaixo... nessa eu uso a vacina dentro da câmara, não é garantido mas já salvou minha pele uma vez. catei um prego gigante no caminho de casa e a vacina segurou a bronca (nem percebi), mas no dia seguinte o pneu tava vazio. ai é só tristeza... tirar a roda e levar pra trocar a câmara rsss.
--
"Tuning will never make a race horse out of a mule, but you can get a darn good running mule."

Offline Mazz

• Global Moderator
  • Hero Biker
« Resposta #18 Online: Setembro 05, 2013, 10:06:19 am »
Tenho uma certa desconfiança dessa vacina em relação ao balanceamento da roda. O bagulho continua líquido dentro do pneu então quando a moto ficar parada ele vai escorrer todo pra baixo e a roda vai ficar desbalanceada.

No video fala justo o contrário do que vc disse.. ela ate corrige os defeitos....
[hd] Dyna Switchback (Brünnhilde)
[hd] Citycom 300i (Moby Dick)

São Paulo - SP
XXX Motogrupo
-------------------------------------------------------
If I have to explain.......You would not understand....

Offline Old Dog

• Hero Biker
« Resposta #19 Online: Setembro 05, 2013, 02:32:53 pm »
Tenho uma certa desconfiança dessa vacina em relação ao balanceamento da roda. O bagulho continua líquido dentro do pneu então quando a moto ficar parada ele vai escorrer todo pra baixo e a roda vai ficar desbalanceada.

No video fala justo o contrário do que vc disse.. ela ate corrige os defeitos....

Eu tinha esse medo, e todo mundo que usa me disse que não desbalanceou. O vídeo faz sentido.... Mas também, foram todos enfáticos ao dizer para seguir a quantidade e instruções da embalagem e não inventar moda.
Bayer // Old Dog
www.olddogcycles.com

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #20 Online: Setembro 05, 2013, 02:43:15 pm »
Se o pneu for sem camara e furar com um prego, a melhor coisa a fazer e remover o maldito e colocar outro um pouco maior no local do furo, poismhaverá vedação. Depois é so ir a um borracheiromempedirmomreparo com o macarrão é a melhor opção, nãomtem de desmontar nada...

Eummemso,ando com um kit , prego + macarrão + mais Motul para encher o pneu... Com isso vc consegue se deslocar até um posto e calibrar ou ateum borracheiro e reparar...qq

Abcs
Fatboy - 2012 RJ/RJ - Ilha do Governador

Offline mmotorhead

• Jr. Biker
  • **
« Resposta #21 Online: Setembro 05, 2013, 04:33:33 pm »
" na 883 eu nem coloquei pq o pneu eh tubeless, então é muito difícil esvaziar rápido com furo. já furou trocentas vezes, sempre percebo que ele tá com pouca pressão, levo em qualquer borracheiro peba, arrancam o prego, mete um macarrão e enche, sem nem tirar a roda da moto. fica 100%."

bom saber... tks ;)
Motörhead fucking rules...

HD XL 883R -2009
Honda XL 250R - 1983

Offline Virgilio

• Sr. Biker
« Resposta #22 Online: Setembro 06, 2013, 07:32:43 pm »

Pergunta:

Ok colocar a vacina nos dois pneus? Me falaram que o traseiro ok, mas o dianteiro pode atrapalhar. Que acham?
Valdirene, a paranormal - FXDC 09
Ponteiras Rush
Redline
Filtro K&N
E vários outros brinquedos...

Offline jaques

• Biker
« Resposta #23 Online: Setembro 06, 2013, 09:28:02 pm »

Pergunta:

Ok colocar a vacina nos dois pneus? Me falaram que o traseiro ok, mas o dianteiro pode atrapalhar. Que acham?

Pode colocar nos dois. Sem problemas.
Jaques
XT660Z - Teneré
MT-01 - 2008
Porto Alegre - RS

Offline bspring

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #24 Online: Novembro 27, 2013, 11:40:35 pm »
Pneu sem câmara por si só já veda se for um prego ou parafuso. Ele tem uma camada de borracha mais mole por dentro que AJUDA, não resolve... mas ajuda a vedar.

Vacina eu nunca usei. Tive amigos que usaram sem o aplicador, e fizeram uma bela meleca.

Pneu com câmara, o problema é que o prego destrói a câmara, ele não só fura, mas com o movimento rasga a câmara... e não tem vacina que dê jeito. Mas sempre ando com o Motul que ajuda a vedar e encher o pneu e contando com a sorte.

Se for fazer uma viagem longa, recomendo até levar os reparos e câmaras sobressalentes. Acostumado a fazer turing de bike, é normal em uma viagem de 100km ter o pneu furado umas 3 ou 4 vezes... Só trocamos a câmara e enchemos, seguimos viagem e na primeira parada já fazemos o reparo na câmara.

Uma vez estava com uma moto de roda raiada e com câmara, no começo senti a moto estranha nas curvas, e parecia somente oscilação do asfalto, não me veio a cabeça que tinha entrado um prego enorme no pneu traseiro.
Continuei rodando, e a moto foi ficando cada vez mais instável, e parecia ter problemas de balanceamento, sem contar que eu sabia que em determinada marcha e a tantos RPM era normal ela estar em uma determinada velocidade, não era o caso, o pneu murcho estava segurando a moto, mas o pneu quente manteve o formato, e nem imaginava o que estava acontecendo com a moto.
Parei no posto e procurei o borracheiro. O cara me olhou feio, e disse que tinha 3 caminhões e 2 carros na fila antes de mim, e que ele não sabia mexer com motos. Pedi as chaves emprestadas, improvisei um calço e eu mesmo removi a roda traseira (ainda bem, pois evitei algum risco ou dano desnecessário). Ele desmontou a roda com umas espátulas adaptadas, e pedi e implorei pra colocar uns pedaços de borracha pra não riscar a roda. Ao retirar a câmara, ele só tinha reparos grandes... afinal só mexia com câmara de carros ou caminhão.
Tivemos que fazer uma adaptação recortando, e não ficou legal. A cada abastecimento eu tinha que calibrar pois perdia algumas libras.

E outra coisa, a tripa para pneus sem câmara, o pneu perde a garantia, pois a garantia não cobre este tipo de reparo.

Sempre saiba o mínimo necessário para fazer manutenção na sua moto/carro. Isso vai te ajudar a não ser enganado e vai te livrar de alguns apuros.

ABS
« Última modificação: Novembro 27, 2013, 11:47:12 pm por bspring »
If you don't go when you want to go, when you do go, you'll find you've gone.

Offline Mazz

• Global Moderator
  • Hero Biker
« Resposta #25 Online: Novembro 28, 2013, 09:15:25 am »

Pergunta:

Ja rodei 15 mil kms com a vacina, pneus do zero chegando no ultimo terço de sua vida... sem novidades....
[hd] Dyna Switchback (Brünnhilde)
[hd] Citycom 300i (Moby Dick)

São Paulo - SP
XXX Motogrupo
-------------------------------------------------------
If I have to explain.......You would not understand....

Offline Heitz

• Sr. Biker
« Resposta #26 Online: Novembro 28, 2013, 11:04:08 am »
onde tem um lugarzinho legal para colocar essa vacina?
Sportster 883R (Theodora)
Amortecedores FAR 13''
Stage I (Redline, Kuryakyn Mach 2, Velas Iridium e Ponteiras V&H Straight Shots )
Motoclube VidaNova

Não me envergonho de mudar de idéia porque não envergonho de pensar. ( Pascal )

Offline Ricardottteixeira

• Noob
« Resposta #27 Online: Dezembro 16, 2013, 09:24:26 pm »
Como o mmotorhead havia falado o eixo na minha sportster também saí pro lado do escapamento.

Gostaria de saber se tem alguma logica  em ser assim ? Alguém que entenda e possa explicar o pq de ser assim e se
Tem com inverter. Noto que nas Hondas, mesmo as titãs o eixo sai pelo lado oposto ao escape.
Sportster 06
Prata, carburada
escape variável

Offline Jaaziel Ferelli

• Sr. Biker
« Resposta #28 Online: Dezembro 16, 2013, 10:48:39 pm »
Como o mmotorhead havia falado o eixo na minha sportster também saí pro lado do escapamento.

Gostaria de saber se tem alguma logica  em ser assim ? Alguém que entenda e possa explicar o pq de ser assim e se
Tem com inverter. Noto que nas Hondas, mesmo as titãs o eixo sai pelo lado oposto ao escape.

Na posição original o movimento da roda irá empurrar o eixo a favor da rosca da porca em caso de folgas. Com o eixo invertido acontece o contrário, mas sinceramente acho bem difícil isso acontecer na prática porque qualquer folga é logo percebida.
Vitória - ES

Offline Ricardottteixeira

• Noob
« Resposta #29 Online: Dezembro 17, 2013, 05:38:28 am »
Pois é Jaaziel, é pertinente a resposta entretanto concordo também com você
Dizer que na prática é praticamente impossível de acontecer, iríamos perceber
Na hora..... e também das titãs que são todas assim não é mesmo!

Será que o pessoal tem mudado o eixo de posição pra facilitar trocas de pneus posteriormente?
Sportster 06
Prata, carburada
escape variável