Autor Tópico: Motores Evo são indestrutíveis mesmo?  (Lida 609 vezes)

Offline eduardobarrost1

• Noob
Motores Evo são indestrutíveis mesmo?
« Online: Outubro 10, 2017, 10:49:01 pm »
Procurei no fórum mas informações sobre os evo geralmente acho mais dos Twin Cam mas informações mecânicas dos antigos evos abaixo de 99 é difícil de encontrar...

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Offline drpj

• Biker
Re:Motores Evo são indestrutíveis mesmo?
« Resposta #1 Online: Outubro 10, 2017, 10:55:25 pm »
Procurei no fórum mas informações sobre os evo geralmente acho mais dos Twin Cam mas informações mecânicas dos antigos evos abaixo de 99 é difícil de encontrar...

http://www.hdopenroad.com/guest-articles/harley-evo-vs-twin-cams-the-sweet-years/

Abs,

Paulo

FLHRSi
Abs, Paulo

FLHRSi

SP - SP

Offline Macacofloripa

• Hero Biker
« Resposta #2 Online: Outubro 11, 2017, 11:39:15 am »
Vai achar mais informações nos foruns e sites gringos....

A Harley sempre foi cara, mas nos anos 90 era ainda mais cara para nós brasileiros....

Com isso não tinha tanta Harley como hoje e, consequentemente, menos informações a respeito...

Já nos EUA....

Macaco
Fernando
MacacoFloripa
Harley Road King 2015

Offline wolfmann

• Hero Biker
« Resposta #3 Online: Outubro 11, 2017, 03:04:57 pm »

http://www.hdopenroad.com/guest-articles/harley-evo-vs-twin-cams-the-sweet-years/

Abs,

Paulo

FLHRSi

Esse é um apaixonado por carburadores. Vou replicar um comentário feito no Old Dog (http://olddogcycles.com/2013/11/motores-genericos-de-harley-davidson.html):

" A fama dos Evolution vem exatamente das melhorias que puderam ser feitas nos originais HD. Por exemplo, cada vez que um Evolution abria o bico estourando rolamentos de comando, trocava-se tudo por aftermarkets melhores que os originais, e assim por diante.

Dificilmente se encontra um Big Twin Evoluiton original rodando, quase todos receberam aperfeiçoamentos pelas quebras que sofreram. "

O mesmo não acontece com os Twin Cams, que em relação aos Evolutions originais HD representam uma evolução na confiabilidade. Pelo menos essa é uma afirmação bastante encontrada nas revistas ianques e no livro do Donny Petersen que fala dos Twin Cam (Donny´s Unathorized Technical Guide to Harley Davidson 1936-2008).

O TC88 foi projetado para usar carburação e opcionalmente injeção eletrônica (as malditas Magneti Marelli) e como carburado é um bom projeto e bem mais eficiente que o Evolution, não só pela maior confiabilidade como por entregar mais potência e torque que o Evolution original HD.

Abandonar a Magneti Marelli e adotar a Delphi representou um avanço na eletrônica embarcada e deu mais confiabilidade ao motor injetado. Problemas de lubrificação e comando de válvulas foram diminuídos com o TC96 (meu favorito com representante dos Twin Cam para figurar na galeria de motores clássicos da HDMC). Os TC103 são uma adaptação CVO que virou equipamento de série com as restrições ambientais e não duvido que o TC110 siga o mesmo caminho com a implementação do Rushmore Project, mas é um projeto em fim de vida que o aftermarket não vai encarar exatamente devido ao sucesso dos motores clássicos que tem mercado bem definido e onde os Twin Cams são muito criticados.

Eu sou bem curioso sobre a nova família de motores que vai substituir o Twin Cam, mas o Evo, Knucklehead, Shovel e Panhead genéricos vão resistir enquanto os fãs mais tradicionais existirem.

FLHXSE

Offline b0fh

• Hero Biker
« Resposta #4 Online: Outubro 11, 2017, 04:24:15 pm »
o twin cam tem um monte de tosqueiras no projeto como falado no primeiro link.

correntinha do comando de válvula e os rolamentos do virabrequim, por ex.

tem evo aftermarket de sei lá qtas CI... 140 ? eh motor forte pra kct e não quebra.

bão, pra mim nem interessa mais agora sou usuário de quad-cam exclusivamente :)
--
"Tuning will never make a race horse out of a mule, but you can get a darn good running mule."

Offline eduardobarrost1

• Noob
« Resposta #5 Online: Outubro 11, 2017, 04:36:17 pm »

Abs,

Paulo

FLHRSi

Esse é um apaixonado por carburadores. Vou replicar um comentário feito no Old Dog (http://olddogcycles.com/2013/11/motores-genericos-de-harley-davidson.html):

" A fama dos Evolution vem exatamente das melhorias que puderam ser feitas nos originais HD. Por exemplo, cada vez que um Evolution abria o bico estourando rolamentos de comando, trocava-se tudo por aftermarkets melhores que os originais, e assim por diante.

Dificilmente se encontra um Big Twin Evoluiton original rodando, quase todos receberam aperfeiçoamentos pelas quebras que sofreram. "

O mesmo não acontece com os Twin Cams, que em relação aos Evolutions originais HD representam uma evolução na confiabilidade. Pelo menos essa é uma afirmação bastante encontrada nas revistas ianques e no livro do Donny Petersen que fala dos Twin Cam (Donny´s Unathorized Technical Guide to Harley Davidson 1936-2008).

O TC88 foi projetado para usar carburação e opcionalmente injeção eletrônica (as malditas Magneti Marelli) e como carburado é um bom projeto e bem mais eficiente que o Evolution, não só pela maior confiabilidade como por entregar mais potência e torque que o Evolution original HD.

Abandonar a Magneti Marelli e adotar a Delphi representou um avanço na eletrônica embarcada e deu mais confiabilidade ao motor injetado. Problemas de lubrificação e comando de válvulas foram diminuídos com o TC96 (meu favorito com representante dos Twin Cam para figurar na galeria de motores clássicos da HDMC). Os TC103 são uma adaptação CVO que virou equipamento de série com as restrições ambientais e não duvido que o TC110 siga o mesmo caminho com a implementação do Rushmore Project, mas é um projeto em fim de vida que o aftermarket não vai encarar exatamente devido ao sucesso dos motores clássicos que tem mercado bem definido e onde os Twin Cams são muito criticados.

Eu sou bem curioso sobre a nova família de motores que vai substituir o Twin Cam, mas o Evo, Knucklehead, Shovel e Panhead genéricos vão resistir enquanto os fãs mais tradicionais existirem.
Legal, curto muito Twin Cam tenho um 96 mas gosto de motor, do sistema, ando estudando o funcionamento dos evos e os 88 tenho muito interesse em obter um desses, pelo projeto e som inigualável...

Online Ratão

• Hero Biker
« Resposta #6 Online: Outubro 12, 2017, 11:32:13 am »
Tive uma Electra Evo e não quero essa merda nunca mais.

A combinação Evo e coxim não combinam.

Achei um motor fraco em arrancadas mas conseguia manter tranquilamente 140 de cruzeiro.

Isso de quebrar depende do caboclo, mas essa que tive nem o óleo sujava.

E sempre ao ligar nunca tive aquela segurança de que o motor iria girar forte, sei lá, pira minha.

E é um motor bonito e simples de mexer.
Gostei de você.

Vou te matar por último.

Offline wolfmann

• Hero Biker
« Resposta #7 Online: Outubro 12, 2017, 02:08:48 pm »
o twin cam tem um monte de tosqueiras no projeto como falado no primeiro link.

correntinha do comando de válvula e os rolamentos do virabrequim, por ex.

tem evo aftermarket de sei lá qtas CI... 140 ? eh motor forte pra kct e não quebra.

bão, pra mim nem interessa mais agora sou usuário de quad-cam exclusivamente :)

Como já postei, EVO aftermarket é um motor que tem seus pepinos acertados.

Nada impede o caboclo de fazer o mesmo com o Twin Cam: o principal calo (tensores da corrente de comando) pode facilmente ser substituído pelo kit S&S de engrenagem.

Stock por stock (se conseguir achar algum EVO stock), o TC é mais confiável e mais conhecido, pelo menos no Brasil.

FLHXSE

Offline Guina

• Sr. Biker
« Resposta #8 Online: Outubro 12, 2017, 03:20:27 pm »
Tive uma Dyna EVO 1998 e nunca tive problemas mecânicos de motor. Os problemas que tive invariavelmente foram elétricos: bobina partida internamente, sensor de posição do motor, central. Peças trocadas por novas aftermarket e resolvido definitivamente e com bom custo. Vendi a moto com 40.000km e ainda está rodando normalmente.

Fat Boy 2008

Offline Alex - Pr

• Biker
« Resposta #9 Online: Outubro 14, 2017, 04:55:28 pm »
Tenho uma Fat Boy 1998 evo, já tive problemas elétricos(regulador de voltagem), freio traseiro a pinça não estava voltando, troquei tudo por aftermarket, mas mecânicos nada ainda...De vez em quando, quando eu ligo ela, solta fumaça, mas não estou preocupado pois andando não se vê nada de fumaça. Estou com ela a 8 anos, mas infelizmente estou andando muito pouco (filhos pequenos).
Alex
Paranavaí - Pr
Fat Boy
Evolution 1340cc!!! Carburada!!!

Offline eduardobarrost1

• Noob
« Resposta #10 Online: Novembro 18, 2017, 07:45:49 am »

Abs,

Paulo

FLHRSi

Legal, curto muito Twin Cam tenho um 96 mas gosto de motor, do sistema, ando estudando o funcionamento dos evos e os 88 tenho muito interesse em obter um desses, pelo projeto e som inigualável...

Também doido pra achar um 88 carburadoooo rs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline .:Juliano:.

• Noob
« Resposta #11 Online: Hoje às 08:25:23 am »
São excelentes para os saudosistas... não sei por que nos dias de hoje ainda achar algo de bom nesse motor. Levei pelo menos uns 3 anos de puro investimento para deixar ela redonda e mesmo assim, os vazamentos ainda aparecem quando esquenta demais ou numa mega viagem coxa de 100 km cada perna... A mais nova foi um vazamento no centro inferior do motor e curiosamente, um amigo que praticamente reconstruiu a evo dele, também está com o mesmo problema. Uma breve pesquisa nos fóruns gringos encontra vários relatos desse tipo. Enfim, o dia que abrir o bico penso num S&S mais bruto ou adaptar um 103. E quem ainda quer algo assim, vá procurar o que fazer e pense na real evolução que teve desse motor até o mais recente M8  [punk]
Street Glide - Bree
FXR - Tara

Brigitte Sportster 1200R - Deixou saudades

Offline Gead

• Hero Biker
« Resposta #12 Online: Hoje às 08:37:13 am »
São excelentes para os saudosistas... não sei por que nos dias de hoje ainda achar algo de bom nesse motor. Levei pelo menos uns 3 anos de puro investimento para deixar ela redonda e mesmo assim, os vazamentos ainda aparecem quando esquenta demais ou numa mega viagem coxa de 100 km cada perna... A mais nova foi um vazamento no centro inferior do motor e curiosamente, um amigo que praticamente reconstruiu a evo dele, também está com o mesmo problema. Uma breve pesquisa nos fóruns gringos encontra vários relatos desse tipo. Enfim, o dia que abrir o bico penso num S&S mais bruto ou adaptar um 103. E quem ainda quer algo assim, vá procurar o que fazer e pense na real evolução que teve desse motor até o mais recente M8  [punk]
voce é verdadeiro e tem o meu respeito ! [bow]

Forum Harley

« Resposta #12 Online: Hoje às 08:37:13 am »