Autor Tópico: EFI TALK  (Lida 1226 vezes)

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Offline Breno - BH-MG

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Re:EFI TALK
« Resposta #75 Online: Novembro 14, 2017, 01:02:37 pm »
o mapa do SEST vai até .965 no programa 414... hmmm


no 374 vai até .964

.965 lambda é alto. E você tem que saber quantos mV o seu lambda=1 está setado (Closed Loop Bias).

https://www.delphi.com/docs/default-source/old-delphi-files/8cab15ae-525c-4a23-bcd0-703527751e07-pdf
https://ls1tech.com/forums/attachments/pcm-diagnostics-tuning/119985d1202961866-o2-sensor-voltage-o2_afr_temp.gif
https://www.hdforums.com/forum/attachments/ignition-tuner-ecm-fuel-injection/256756d1340293440-closed-loop-bias-question-lambda-afr-o2mv.jpg

Quanto mais distante de 450mV, pior é a precisão, mas não é nenhum problema você ter uma precisão meio porca já que o erro tenderá a ser um pouco mais rico do que o original. O problema de valores exagerados é que a moto pode ficar inconstante, tentando "corrigir" a mistura o tempo todo.
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Offline b0fh

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Re:EFI TALK
« Resposta #76 Online: Novembro 14, 2017, 01:09:48 pm »
.965 é alto mas é o mais baixo que se consegue com narrow band... pelo menos no mapa oficial :)

no programa 414 não tem mais essa de closed loop bias... nem no 374, acho eu. agora eh um 'range' de lambda onde ele faz closed loop.

no 176 eh mais tosco, vc coloca em AFR em stoich  (só 14.6 usa closed loop) e tem esse 'bias' pra enriquecer, tipo 14.6 na verdade eh 14.4 ou até menos... mas qto mais vc bota bias menos preciso fica, como tu disse.

no 414 vc coloca AFR em lambda mesmo, acho q isso começou com as touring com acelerador eletronico uns anos atrás.


tenho consciencia que por deixar em .965 por querer manter closed a mistura fica meio pobre (tanto que a 1200 esquenta bem mais o óleo que a 883), mas tá rodando redondinha. dou na partida com ela fria e pega na hora, e já subo um ladeirão sem dar nem um engasgo sequer. consigo rodar abaixo de 1800 rpm em segunda / terceira e até quarta (corredor, etc) sem engasgos. tá boa por enquanto.


só o consumo que ainda não sei... a 883 faz 22/l a 1200 acho que tá fazendo uns 20/l ou menos, mas o motor ainda tá meio amarrado nem fez 4000km
« Última modificação: Novembro 14, 2017, 01:13:20 pm por b0fh »
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Offline Breno - BH-MG

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Re:EFI TALK
« Resposta #77 Online: Novembro 14, 2017, 01:48:13 pm »
.965 é alto mas é o mais baixo que se consegue com narrow band... pelo menos no mapa oficial :)

no programa 414 não tem mais essa de closed loop bias... nem no 374, acho eu. agora eh um 'range' de lambda onde ele faz closed loop.

no 176 eh mais tosco, vc coloca em AFR em stoich  (só 14.6 usa closed loop) e tem esse 'bias' pra enriquecer, tipo 14.6 na verdade eh 14.4 ou até menos... mas qto mais vc bota bias menos preciso fica, como tu disse.

no 414 vc coloca AFR em lambda mesmo, acho q isso começou com as touring com acelerador eletronico uns anos atrás.

Exatamente, mas você tem que saber o que é esse lambda=1.

Coloque a tabela AFR toda em lambda=1 (14.6) e vá monitorando o sinal das sondas no modo de gráfico, veja quantos mV ela mantém e se há diferença em diferentes situações (carga e rotação).

Supondo que o lambda=1 seja 450mV por exemplo, os valores da tabela que coloquei o link vão bater (repare que os valores em negrito são a faixa em closed loop e vão de 0.98 a 1.02). Nesse caso .965 até funcionaria, o alvo seria perto dos 800mV, que está fora da faixa ideal de leitura da sonda...

Se o lambda=1 for um pouco maior ou se o mapa base da Dynojet esse valor já foi jogado lá pro alto como eram os 176 (setavam tudo em 720mV) você não vai ter muita margem pra acertar. Se seu lambda=1 for 720mV, até 0.98 já está fora da leitura.

Outra coisa é que ao menos que você tenha valores setados na sua AFR dentro dessa faixa do closed loop, não faz diferença...
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Offline b0fh

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Re:EFI TALK
« Resposta #78 Online: Novembro 14, 2017, 02:23:10 pm »
se não tem regulagem de bias IMAGINO eu que lambda 1 seja o lambda 1 verdadeiro... 500mv na sonda SNME (ou é 450 igual vc escreveu?)
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Offline marcos.bonfim.7

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Re:EFI TALK
« Resposta #79 Online: Novembro 14, 2017, 03:00:23 pm »
.965 é alto mas é o mais baixo que se consegue com narrow band... pelo menos no mapa oficial :)

no programa 414 não tem mais essa de closed loop bias... nem no 374, acho eu. agora eh um 'range' de lambda onde ele faz closed loop.

no 176 eh mais tosco, vc coloca em AFR em stoich  (só 14.6 usa closed loop) e tem esse 'bias' pra enriquecer, tipo 14.6 na verdade eh 14.4 ou até menos... mas qto mais vc bota bias menos preciso fica, como tu disse.

no 414 vc coloca AFR em lambda mesmo, acho q isso começou com as touring com acelerador eletronico uns anos atrás.


tenho consciencia que por deixar em .965 por querer manter closed a mistura fica meio pobre (tanto que a 1200 esquenta bem mais o óleo que a 883), mas tá rodando redondinha. dou na partida com ela fria e pega na hora, e já subo um ladeirão sem dar nem um engasgo sequer. consigo rodar abaixo de 1800 rpm em segunda / terceira e até quarta (corredor, etc) sem engasgos. tá boa por enquanto.


só o consumo que ainda não sei... a 883 faz 22/l a 1200 acho que tá fazendo uns 20/l ou menos, mas o motor ainda tá meio amarrado nem fez 4000km
20km/l na 1200? Eu não consegui nada mais que 17 na cidade. Mas neste dia acho que estava carregando a moto nas costas! Na estrada... aí era 13km/l. É tudo stok. Herói, tú!

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Offline b0fh

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Re:EFI TALK
« Resposta #80 Online: Novembro 14, 2017, 03:55:09 pm »
pq isso? rsss

eu piloto em modo tranquilo... sempre o mesmo caminho (barueri, castello branco, marginal pinheiros...), a 883R faz 22 por litro, a dyna fazia 18 e essa 1200 tá fazendo 19 ou 20 não sei direito ainda vou descobrir.
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Offline Breno - BH-MG

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Re:EFI TALK
« Resposta #81 Online: Novembro 16, 2017, 03:27:58 pm »
se não tem regulagem de bias IMAGINO eu que lambda 1 seja o lambda 1 verdadeiro... 500mv na sonda SNME (ou é 450 igual vc escreveu?)

Acredito que você apenas não vê a tal Bias (mesmo que seja um valor único e não mais uma tabela). O valor teórico para lambda = 1 é 450mV em condições ideais de funcionamento. Porém, o que se espera é que o fabricante faça a calibração, pois o valor depende de temperatura e pressão no escape.

Logo, pra cada configuração eles teriam que plugar um analisador de gases e preencher a tabela de Bias com os valores corretos. Minha moto o mapa original tinha valores na casa de 500 a 600mV se não me falha a memória, mas eu duvido muito que eles façam isso célula por célula...
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Re:EFI TALK
« Resposta #81 Online: Novembro 16, 2017, 03:27:58 pm »