Autor Tópico: Barulho ao soltar a embreagem ou parar de acelerar  (Lida 198 vezes)

Offline harley-gleidson

• Rookie Biker
  • *
Barulho ao soltar a embreagem ou parar de acelerar
« Online: Novembro 22, 2017, 08:24:56 am »
Caros, bom dia.

Estou com um problema na minha Dyna (FXDC) que é o seguinte: tá fazendo um barulho meio estranho, tipo algo raspando - o som parece um pouco som do freio de moto velha de motoboy (sem preconceito, mas é a coisa mais próxima que consigo descrever do som que tá fazendo), mas não é muito alto. Este barulho tá acontecendo em duas situações:
  • Trocas de marcha: sempre que seguro e embreagem pra subir marcha, passo a marcha e na hora de soltar a embreagem, o som aparece
  • Solto o acelerador: sempre que páro de acelerar, pra moto ir reduzindo a velocidade aos poucos, o som também aparece

Em ambas as situações, o som não fica constante. É tipo só no momento que solto a embreagem ou o acelerador, aí o som aparece e some em seguida.

Alguém tem alguma idéia do que pode ser?

Dyna Super Glide Custom (FXDC) 2013/2014

Offline b0fh

• Hero Biker
Re:Barulho ao soltar a embreagem ou parar de acelerar
« Resposta #1 Online: Novembro 22, 2017, 08:46:37 am »
abre a primária e olha... pode ser o esticador da correia ou algo por ali.
--
"Tuning will never make a race horse out of a mule, but you can get a darn good running mule."

Offline Breno - BH-MG

• Hero Biker
« Resposta #2 Online: Novembro 22, 2017, 08:47:53 am »
Olha... isso é algum tipo de espírito que assombra a sua moto, você deve procurar um padre ou exorcista.

Mas, por via das dúvidas eu daria uma conferida na correia (muito esticada/solta ou desalinhada), primária (corrente, esticador, regulagem da embreagem no cabo e acionamento) e até rolamentos (o meu mesmo cantava).

Já teve algum problema relacionado antes ? Fez alguma modificação na moto ? Quantos KM ?

Se o seu escapamento não for muito barulhento, tenta gravar com o celular.
--- Dyna 2011 FXDC ---
Bolha Givi A600
HD Mini Tach
Vance & Hines Big Radius 2-2.
Screamin' Eagle Stage I Air Cleaner (29406-08).
Screamin' Eagle Performance Cams- SE-255 (25638-07).
Dynojet Power Vision Flash Tuner.

Offline EUM

• Hero Biker
« Resposta #3 Online: Novembro 22, 2017, 09:00:24 am »
pessoal tira um barato mas la fundo faz todo sentido! [evil] Bota um sino guardiao! espirito adora motocicletas muitos deles tinham medo enquanto vivos depois que morreram perde o medo de morrer! [kaka] e pega carona em motos principalmente as bonitonas! Sons espirituais sao comuns e boa parte deles vc desmonta a coisa e nao faz nada monta de novo e o barulho some!! espirito adora caixa primaria! de qualquer forma segue os procedimentos dos colegas ai que é tiro certo!
.                     Um Habito cria um costume.
                      Um Costume forma um temperamento.
                      Um Temperamento molda a personalidade.
                      A Personalidade sela seu destino.
Fat Boy
Forty-Eight
XRE300 kit terra

Atibaia SP

Offline harley-gleidson

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #4 Online: Novembro 22, 2017, 09:50:09 am »
Olha... isso é algum tipo de espírito que assombra a sua moto, você deve procurar um padre ou exorcista.

Mas, por via das dúvidas eu daria uma conferida na correia (muito esticada/solta ou desalinhada), primária (corrente, esticador, regulagem da embreagem no cabo e acionamento) e até rolamentos (o meu mesmo cantava).

Já teve algum problema relacionado antes ? Fez alguma modificação na moto ? Quantos KM ?

Se o seu escapamento não for muito barulhento, tenta gravar com o celular.

Então, minha moto peguei com 28 mil km em abril, já está nos 38 mil km. E esta semana eu rebaixei a moto, mas o mecânico disse que a correia tava bom, não ia precisar mexer na tensão. Mas pode ser que seja isso mesmo, de repente com a rodagem acabou afrouxando ou sei lá. Principalmente pq também reparei que quando eu to parando a moto, as vezes coloco na neutra e deixo a moto continuar andando devagar até onde vou parar ela (na garagem) e parece que dá tipo uns solavancos bem de leve, o que eu não percebia nunca.

Offline detton

• Hero Biker
« Resposta #5 Online: Novembro 22, 2017, 09:50:55 am »
KKKKK Só tem figura aqui !!! [kaka] [kaka] [kaka]

Offline Cafrey

• Sr. Biker
« Resposta #6 Online: Novembro 22, 2017, 10:31:38 am »
Tente descer uma ladeira com a moto desligada no neutro, aí com a moto embalada, acione a embreagem, engate a primeira e solte levemente meia embreagem, só até fazer força para travar a roda, mas sem travar. Se aparecer o barulho talvez vc perceba se vem da primária ou da correia.
FLSTFB - Fat Boy Lo 2014   -   Margot
Ao som de ponteiras Vance & Hines Twin Slash 3'

Fraiburgo-SC

Offline harley-gleidson

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #7 Online: Novembro 24, 2017, 01:28:33 pm »
Ontem levei rapidamente pro mecânico olhar. Como havia rebaixado a moto, ele deu uma regulada na tensão da correia. Vim pra casa todo felizão, barulho havia sumido - devo ter TOC, pq aquilo tava me irritando já. Estaciono a moto, volto pro trabalho. Eis que saio do trabalho e novamente o barulho aparece. PQP!!!

E tá cada vez mais alto e contínuo. Antes só apareceia ao soltar embreagem ou acelerador, agora quando solto, a moto andando diminuindo velocidade, o barulho fica ali, parece algo raspando, sei lá. É como se tivesse algo nos freios, raspando nas pastilhas. Mas não identifiquei como vindo da roda (nem da frente nem de trás). Parece que vem do centro do quadro, mais pra frente (tipo embaixo do tanque, mais ou menos nesta posição pelo meu ouvido), mais pro lado esquerdo mesmo.

Meus freios já estão bem gastos, daqui a pouco vou precisar trocá-los. Mas será que isso faria este tipo de barulho, mesmo quando não estão acionados? E o barulho "ecoaria" como se tivesse vindo do centro da moto?

Offline DELEGADO MG

• Hero Biker
« Resposta #8 Online: Novembro 24, 2017, 02:20:47 pm »
não é a polia raspando no porta correia;as sportsters tem esse problema e a soluçao é puxar o rolamento pro lado da polia,com isso a roda desloca para o outro lado afastando a polia do braço do porta correia.
harley davidson flstfb 1600 low especial   2012
amizade,honestidade,caráter,rock e estrada.
https://www.youtube.com/channel/UCnCXH9Oy7RORqLCBRvKDrmA

Offline harley-gleidson

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #9 Online: Novembro 29, 2017, 08:55:41 am »
Barulho vem aumentando mesmo. Agora está cada vez mais alto e mais contínuo. Percebi agora de manhã que abaixo dos 40 km/h ele praticamente não aparece. Acima disso, bastou soltar o acelerador e o barulho aparece, desta vez contínuo. Parece algo raspando. Também percebi que se eu segurar a embreagem, o barulho some. Pelo menos aconteceu isso agora pela manhã. Vou fazer mais uns testes hoje pra ver se este comportamento se confirma ou se foi apenas coincidência.

Caso se confirme, alguma sugestão do que pode ser?

Offline khaue

• Jr. Biker
  • **
« Resposta #10 Online: Dezembro 05, 2017, 02:19:21 pm »
Cara, pelo seu relato, tive um problema parecido na minha antiga Fat Boy

O problema era no eixo da Primária.

Um rolamento estava travando e comeu o eixo, fazendo esse barulho qdo o motor rodava "solto" (no neutro ou com a embreagem apertada).

Solução: Troca do eixo e dos rolamentos....e uma graninha foi embora

Abs.

Offline harley-gleidson

• Rookie Biker
  • *
« Resposta #11 Online: Dezembro 05, 2017, 02:25:52 pm »
Mais testes feitos: segurei a embreagem, barulho não aparece. Meu mecânico desconfia de rolamento da embreagem. Como vou levar esta semana pra revisão dos 40 kkm, já vai dar uma olhada nisso, assim como trocar as pastilhas de freios.

Forum Harley

« Resposta #11 Online: Dezembro 05, 2017, 02:25:52 pm »