Autor Tópico: Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra  (Lida 243 vezes)

Offline Vagnercar

• Jr. Biker
  • **
Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Online: Abril 18, 2017, 08:29:29 am »
Amigos, conto com a ajuda de vocês. Estou refazendo a pergunta com ênfase na parte elétrica.

Tive um problema elétrico no painel e devido a um curto, o fio do neutro do conector da bomba de gasolina "torrou"e até onde eu pude ver, deve ter torrado todo dentro do chicote. Queimou o fusível principal e desliguei a moto mas já era tarde.

Vou precisar ter acesso a este chicote principal que passa por baixo do tanque de gasolina. Tenho o manual de serviço e diagrama elétrico e vou tentar desmontar tudo no próximo fim de semana.

Moto FatBoy2008. Minhas dúvidas:

1- Alguém já viu/abriu esse chicote?

2- Esse fio do terra da bomba de gasolina vai direto até algum conector de terra ou se junta a outro fio terra? Nesse caso, tenho receio que o dano possa ter sido maior.

3- pretendo chegar todos os fios que ficam ao lado desse fio terra dentro do mesmo chicote para certificar se ao "torrar" não derreteu a proteção de outro fio deixando-o exposto. Se estiver tudo OK, vou consertar o chicote trocando apenas o fio danificado.

Obrigado por qualquer ajuda.

Vagner

Life should not be a journey to the grave arriving safely in well preserved body, but rather to skid in sideways, cigar in one hand, glass of beer in the other, body totally worn out and screaming "WOO HOO, WHAT A RIDE!"
Fat-Boy 2008 Sally

Offline b0fh

• Hero Biker
Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2017, 08:48:38 am »
tu tem 2 opções, abrir o chicote ou passar um fio por fora. ambas tem prós e contras rsss.

eu como abomino abrir esses conectores, abriria o chicote mesmo.
--
"Tuning will never make a race horse out of a mule, but you can get a darn good running mule."

Offline Vagnercar

• Jr. Biker
  • **
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2017, 09:44:41 am »
tu tem 2 opções, abrir o chicote ou passar um fio por fora. ambas tem prós e contras rsss.

Então, vc já abriu este chicote? Queria saber se alguém já abriu e ter uma idéia do me espera. na melhor das hipóteses, este fio preto (terra) que sai do conector da bomba, vai direto até um ponto de aterramento. Nesse caso é só trocar este fio (se não tiver derretido nenhum outro em que ele estivesse encostado). Na pior, este fio se junta a outro antes de um ponto de aterramaneto e aí pode ter torrado este também e vai dar mais trabalho.

Se alguém souber como é feito este chicote por favor dê uma dica.

Como minha moto não é CAN BUS, acho que dá pra trocar só o fio, emendando próximo ao conectore isolando com termocontrátil. Também não me anima nada ter que desmontar o conector.

Life should not be a journey to the grave arriving safely in well preserved body, but rather to skid in sideways, cigar in one hand, glass of beer in the other, body totally worn out and screaming "WOO HOO, WHAT A RIDE!"
Fat-Boy 2008 Sally

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2017, 10:13:20 am »
Vagnercar Bom dia!

Como os fios ficam normalmente bem apertados dentro do chicote, a chance te ter tido dano lateral a outro fio é grande !

Por isso recomendo abrir o chicote e verificar se não afetou nenhum outro fio. Com  relação ao fio negativo preto que você se refere , ele é o negativo também da buzina,piscas dianteiros,piscas traseiros. 

Portanto no seu lugar eu removeria o tanque, abriria o chicote, faria todas as verificações necessárias e recuperaria o que foi danificado. Agora para o negativo ter torrado desta forma alguma coisa anormal aconteceu!

Abc

Então, vc já abriu este chicote? Queria saber se alguém já abriu e ter uma idéia do me espera. na melhor das hipóteses, este fio preto (terra) que sai do conector da bomba, vai direto até um ponto de aterramento. Nesse caso é só trocar este fio (se não tiver derretido nenhum outro em que ele estivesse encostado). Na pior, este fio se junta a outro antes de um ponto de aterramaneto e aí pode ter torrado este também e vai dar mais trabalho.

Se alguém souber como é feito este chicote por favor dê uma dica.

Como minha moto não é CAN BUS, acho que dá pra trocar só o fio, emendando próximo ao conectore isolando com termocontrátil. Também não me anima nada ter que desmontar o conector.
Fatboy lo - 2012 - Power Vision - Belinácia
Scooter Honda Tact DX50 1982 ( Raro Exemplar)
Road King Police EVO 1997 -
RJ

Offline DELEGADO MG

• Hero Biker
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2017, 10:18:28 am »
como vc disse que tem o manual de serviços,fica mais facil;é só seguir o diagrama elétrico;vc tem o fio preto que é o terra e o laranja com risco verde que é o positivo da bomba que vem do fusível;agora te pegunto;o o fusível não segurou a bronca?;terá que descobrir porque.os outros dois são o positivo e o terra da boia do tanque que devem estar juntos no mesmo chicote.
harley davidson flstfb 1600 low especial   2012
amizade,honestidade,caráter,rock e estrada.
https://www.youtube.com/channel/UCnCXH9Oy7RORqLCBRvKDrmA

Offline TILT

• Hero Biker
« Resposta #5 Online: Abril 18, 2017, 03:28:08 pm »
O caminho é o manual de serviços, não tem jeito. Tome cuidado que muitas vezes a ECU comanda via negativo sendo o positivo permanente protegido por fusível. Os bicos são assim por exemplo.

Assim muita gente confunde achando que é só aterrar o negativo que fica tudo resolvido, e pelo contrario torra tudo.

Sportster 883R - 2008
Alfa Romeo Spider 2000 1974 - É véia mas tá paga!

Offline Vagnercar

• Jr. Biker
  • **
« Resposta #6 Online: Abril 18, 2017, 03:29:25 pm »
Vagnercar Bom dia!

Como os fios ficam normalmente bem apertados dentro do chicote, a chance te ter tido dano lateral a outro fio é grande !

Por isso recomendo abrir o chicote e verificar se não afetou nenhum outro fio. Com  relação ao fio negativo preto que você se refere , ele é o negativo também da buzina,piscas dianteiros,piscas traseiros. 

Portanto no seu lugar eu removeria o tanque, abriria o chicote, faria todas as verificações necessárias e recuperaria o que foi danificado. Agora para o negativo ter torrado desta forma alguma coisa anormal aconteceu!

Abc

Obrigado Alex.

É realmente o que vou fazer. Tenho mesmo que abrir o chicote e verificar. Queria apenas ter uma idéia do que vou encontrar pela frente. Já vi que vai ser pedreira, mas tem que ser feito. Um chicote desse novo é uma grana alta.

O que aconteceu eu sei o que foi. Uma instalação feita pelo dono anterior tirava o positivo do fio que chegava no botão da ignição no painel. Este fio fechou um curto para o painel e, pelo que eu pude ver, o único fio aterrado era esse. Daí a corrente foi toda para o terra através desse fio. Até o fusível da ignição (main fuse) abrir, já foi.

Bom, agora é consertar.

Fat-Boy 2008 Sally

Offline b0fh

• Hero Biker
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2017, 09:51:06 am »
que zica. esse chicote especificamente não abri, mas já abri o dos instrumentos por exemplo... o que te espera lá dentro eh uma laminha nojenta em volta dos fios e talvez até água rsss.

abre a capa no estilete com carinho, tira ela, seca tudo, arruma os fios e fecha de novo usando fita isolante.
--
"Tuning will never make a race horse out of a mule, but you can get a darn good running mule."

Offline Bjorn

• Biker
« Resposta #8 Online: Abril 20, 2017, 03:50:51 pm »
que zica. esse chicote especificamente não abri, mas já abri o dos instrumentos por exemplo... o que te espera lá dentro eh uma laminha nojenta em volta dos fios e talvez até água rsss.
abre a capa no estilete com carinho, tira ela, seca tudo, arruma os fios e fecha de novo usando fita isolante.

Essa laminha realmente é um saco , além de gosmenta...
Eu tirei meu chicote todo fora , comprei câmara de ar de bicicleta ( 03 ) cortei em duas tiras e enrolei o chicote de cabo a rabo . NÃO USEI fita isolante porque depois se quiser abrir os fios ficam todos melados da cola da fita . Pensei em usar fita termo contratil mas se depois precisasse abrir novamente , nem com britadeira conseguiria . A melhor solução que EU encontrei foi mesmo a da câmara de ar . Agora posso usar minha moto até como submarino ...  [kaka] .... que o chicote internamente estará seco

Offline b0fh

• Hero Biker
« Resposta #9 Online: Abril 20, 2017, 03:56:20 pm »
sim, não pode botar a fita em cima dos fios de jeito nenhum. tem que botar a capa de plástico borrachento que vc cortou de volta e fechar com fita por fora dela. fita isolante direto no fio é cagada.
--

Offline Vagnercar

• Jr. Biker
  • **
« Resposta #10 Online: Abril 24, 2017, 10:35:32 am »
Caros amigos, dando aqui um feedback.

Abri o chicote e por sorte (ou por eu ter deligado logo ou o fusível ter aberto) o estrago não foi maior. O tal fio preto entra no chicote e no meio dele encontra com outros. Nessa emenda, saem 3 fios que vão para o ponto de aterramento e são um pouco mais grossos. Com isso a corrente foi dividida e não torraram também.
O pedaço que torrou não afetou nenhum outro fio, ou seja, não descascou nem expôs o condutor de nenhum outro fio dentro do chicote. Troquei este fio terra remontei e ficou tudo OK. Nenhum outro sistema ou componente foi afetado....uff!
Para fechar o chicote, usei a própria capa plástica dele prendendo em alguns pontos com fita helerman (rabo de rato) e depois passei fita auto-fusão nela toda (tipo uma fita isolante sem cola e muito boa pra vedar).
Obrigado a todos que contribuíram com as dicas e conselhos. Se precisarem de algumas fotos do chicote e da fiação, me avisem.

Vagner

Fat-Boy 2008 Sally

Offline Alex63

• Hero Biker
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2017, 11:10:07 am »
Show !
Caros amigos, dando aqui um feedback.

Abri o chicote e por sorte (ou por eu ter deligado logo ou o fusível ter aberto) o estrago não foi maior. O tal fio preto entra no chicote e no meio dele encontra com outros. Nessa emenda, saem 3 fios que vão para o ponto de aterramento e são um pouco mais grossos. Com isso a corrente foi dividida e não torraram também.
O pedaço que torrou não afetou nenhum outro fio, ou seja, não descascou nem expôs o condutor de nenhum outro fio dentro do chicote. Troquei este fio terra remontei e ficou tudo OK. Nenhum outro sistema ou componente foi afetado....uff!
Para fechar o chicote, usei a própria capa plástica dele prendendo em alguns pontos com fita helerman (rabo de rato) e depois passei fita auto-fusão nela toda (tipo uma fita isolante sem cola e muito boa pra vedar).
Obrigado a todos que contribuíram com as dicas e conselhos. Se precisarem de algumas fotos do chicote e da fiação, me avisem.

Vagner
Fatboy lo - 2012 - Power Vision - Belinácia
Scooter Honda Tact DX50 1982 ( Raro Exemplar)
Road King Police EVO 1997 -
RJ

Forum Harley

« Resposta #11 Online: Abril 24, 2017, 11:10:07 am »