Autor Tópico: Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra  (Lida 243 vezes)

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Offline Vagnercar

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Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Online: Abril 18, 2017, 08:29:29 am »
Amigos, conto com a ajuda de vocês. Estou refazendo a pergunta com ênfase na parte elétrica.

Tive um problema elétrico no painel e devido a um curto, o fio do neutro do conector da bomba de gasolina "torrou"e até onde eu pude ver, deve ter torrado todo dentro do chicote. Queimou o fusível principal e desliguei a moto mas já era tarde.

Vou precisar ter acesso a este chicote principal que passa por baixo do tanque de gasolina. Tenho o manual de serviço e diagrama elétrico e vou tentar desmontar tudo no próximo fim de semana.

Moto FatBoy2008. Minhas dúvidas:

1- Alguém já viu/abriu esse chicote?

2- Esse fio do terra da bomba de gasolina vai direto até algum conector de terra ou se junta a outro fio terra? Nesse caso, tenho receio que o dano possa ter sido maior.

3- pretendo chegar todos os fios que ficam ao lado desse fio terra dentro do mesmo chicote para certificar se ao "torrar" não derreteu a proteção de outro fio deixando-o exposto. Se estiver tudo OK, vou consertar o chicote trocando apenas o fio danificado.

Obrigado por qualquer ajuda.

Vagner



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Offline b0fh

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2017, 08:48:38 am »
tu tem 2 opções, abrir o chicote ou passar um fio por fora. ambas tem prós e contras rsss.

eu como abomino abrir esses conectores, abriria o chicote mesmo.
--
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Offline Vagnercar

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2017, 09:44:41 am »
tu tem 2 opções, abrir o chicote ou passar um fio por fora. ambas tem prós e contras rsss.

eu como abomino abrir esses conectores, abriria o chicote mesmo.

Então, vc já abriu este chicote? Queria saber se alguém já abriu e ter uma idéia do me espera. na melhor das hipóteses, este fio preto (terra) que sai do conector da bomba, vai direto até um ponto de aterramento. Nesse caso é só trocar este fio (se não tiver derretido nenhum outro em que ele estivesse encostado). Na pior, este fio se junta a outro antes de um ponto de aterramaneto e aí pode ter torrado este também e vai dar mais trabalho.

Se alguém souber como é feito este chicote por favor dê uma dica.

Como minha moto não é CAN BUS, acho que dá pra trocar só o fio, emendando próximo ao conectore isolando com termocontrátil. Também não me anima nada ter que desmontar o conector.

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Offline Alex63

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #3 Online: Abril 18, 2017, 10:13:20 am »
Vagnercar Bom dia!

Como os fios ficam normalmente bem apertados dentro do chicote, a chance te ter tido dano lateral a outro fio é grande !

Por isso recomendo abrir o chicote e verificar se não afetou nenhum outro fio. Com  relação ao fio negativo preto que você se refere , ele é o negativo também da buzina,piscas dianteiros,piscas traseiros. 

Portanto no seu lugar eu removeria o tanque, abriria o chicote, faria todas as verificações necessárias e recuperaria o que foi danificado. Agora para o negativo ter torrado desta forma alguma coisa anormal aconteceu!

Abc

tu tem 2 opções, abrir o chicote ou passar um fio por fora. ambas tem prós e contras rsss.

eu como abomino abrir esses conectores, abriria o chicote mesmo.

Então, vc já abriu este chicote? Queria saber se alguém já abriu e ter uma idéia do me espera. na melhor das hipóteses, este fio preto (terra) que sai do conector da bomba, vai direto até um ponto de aterramento. Nesse caso é só trocar este fio (se não tiver derretido nenhum outro em que ele estivesse encostado). Na pior, este fio se junta a outro antes de um ponto de aterramaneto e aí pode ter torrado este também e vai dar mais trabalho.

Se alguém souber como é feito este chicote por favor dê uma dica.

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Offline DELEGADO MG

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #4 Online: Abril 18, 2017, 10:18:28 am »
como vc disse que tem o manual de serviços,fica mais facil;é só seguir o diagrama elétrico;vc tem o fio preto que é o terra e o laranja com risco verde que é o positivo da bomba que vem do fusível;agora te pegunto;o o fusível não segurou a bronca?;terá que descobrir porque.os outros dois são o positivo e o terra da boia do tanque que devem estar juntos no mesmo chicote.
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Offline TILT

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #5 Online: Abril 18, 2017, 03:28:08 pm »
O caminho é o manual de serviços, não tem jeito. Tome cuidado que muitas vezes a ECU comanda via negativo sendo o positivo permanente protegido por fusível. Os bicos são assim por exemplo.

Assim muita gente confunde achando que é só aterrar o negativo que fica tudo resolvido, e pelo contrario torra tudo.

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Offline Vagnercar

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #6 Online: Abril 18, 2017, 03:29:25 pm »
Vagnercar Bom dia!

Como os fios ficam normalmente bem apertados dentro do chicote, a chance te ter tido dano lateral a outro fio é grande !

Por isso recomendo abrir o chicote e verificar se não afetou nenhum outro fio. Com  relação ao fio negativo preto que você se refere , ele é o negativo também da buzina,piscas dianteiros,piscas traseiros. 

Portanto no seu lugar eu removeria o tanque, abriria o chicote, faria todas as verificações necessárias e recuperaria o que foi danificado. Agora para o negativo ter torrado desta forma alguma coisa anormal aconteceu!

Abc

Obrigado Alex.

É realmente o que vou fazer. Tenho mesmo que abrir o chicote e verificar. Queria apenas ter uma idéia do que vou encontrar pela frente. Já vi que vai ser pedreira, mas tem que ser feito. Um chicote desse novo é uma grana alta.

O que aconteceu eu sei o que foi. Uma instalação feita pelo dono anterior tirava o positivo do fio que chegava no botão da ignição no painel. Este fio fechou um curto para o painel e, pelo que eu pude ver, o único fio aterrado era esse. Daí a corrente foi toda para o terra através desse fio. Até o fusível da ignição (main fuse) abrir, já foi.

Bom, agora é consertar.

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Offline b0fh

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2017, 09:51:06 am »
que zica. esse chicote especificamente não abri, mas já abri o dos instrumentos por exemplo... o que te espera lá dentro eh uma laminha nojenta em volta dos fios e talvez até água rsss.

abre a capa no estilete com carinho, tira ela, seca tudo, arruma os fios e fecha de novo usando fita isolante.
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Offline Bjorn

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #8 Online: Abril 20, 2017, 03:50:51 pm »
que zica. esse chicote especificamente não abri, mas já abri o dos instrumentos por exemplo... o que te espera lá dentro eh uma laminha nojenta em volta dos fios e talvez até água rsss.
abre a capa no estilete com carinho, tira ela, seca tudo, arruma os fios e fecha de novo usando fita isolante.

Essa laminha realmente é um saco , além de gosmenta...
Eu tirei meu chicote todo fora , comprei câmara de ar de bicicleta ( 03 ) cortei em duas tiras e enrolei o chicote de cabo a rabo . NÃO USEI fita isolante porque depois se quiser abrir os fios ficam todos melados da cola da fita . Pensei em usar fita termo contratil mas se depois precisasse abrir novamente , nem com britadeira conseguiria . A melhor solução que EU encontrei foi mesmo a da câmara de ar . Agora posso usar minha moto até como submarino ...  [kaka] .... que o chicote internamente estará seco

Offline b0fh

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #9 Online: Abril 20, 2017, 03:56:20 pm »
sim, não pode botar a fita em cima dos fios de jeito nenhum. tem que botar a capa de plástico borrachento que vc cortou de volta e fechar com fita por fora dela. fita isolante direto no fio é cagada.
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Offline Vagnercar

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #10 Online: Abril 24, 2017, 10:35:32 am »
Caros amigos, dando aqui um feedback.

Abri o chicote e por sorte (ou por eu ter deligado logo ou o fusível ter aberto) o estrago não foi maior. O tal fio preto entra no chicote e no meio dele encontra com outros. Nessa emenda, saem 3 fios que vão para o ponto de aterramento e são um pouco mais grossos. Com isso a corrente foi dividida e não torraram também.
O pedaço que torrou não afetou nenhum outro fio, ou seja, não descascou nem expôs o condutor de nenhum outro fio dentro do chicote. Troquei este fio terra remontei e ficou tudo OK. Nenhum outro sistema ou componente foi afetado....uff!
Para fechar o chicote, usei a própria capa plástica dele prendendo em alguns pontos com fita helerman (rabo de rato) e depois passei fita auto-fusão nela toda (tipo uma fita isolante sem cola e muito boa pra vedar).
Obrigado a todos que contribuíram com as dicas e conselhos. Se precisarem de algumas fotos do chicote e da fiação, me avisem.

Vagner

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Offline Alex63

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2017, 11:10:07 am »
Show !
Caros amigos, dando aqui um feedback.

Abri o chicote e por sorte (ou por eu ter deligado logo ou o fusível ter aberto) o estrago não foi maior. O tal fio preto entra no chicote e no meio dele encontra com outros. Nessa emenda, saem 3 fios que vão para o ponto de aterramento e são um pouco mais grossos. Com isso a corrente foi dividida e não torraram também.
O pedaço que torrou não afetou nenhum outro fio, ou seja, não descascou nem expôs o condutor de nenhum outro fio dentro do chicote. Troquei este fio terra remontei e ficou tudo OK. Nenhum outro sistema ou componente foi afetado....uff!
Para fechar o chicote, usei a própria capa plástica dele prendendo em alguns pontos com fita helerman (rabo de rato) e depois passei fita auto-fusão nela toda (tipo uma fita isolante sem cola e muito boa pra vedar).
Obrigado a todos que contribuíram com as dicas e conselhos. Se precisarem de algumas fotos do chicote e da fiação, me avisem.

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Re:Chicote Principal (Main Harness) - Substituir fio terra
« Resposta #11 Online: Abril 24, 2017, 11:10:07 am »